O voluntariado tem um papel fundamental no desenvolvimento social da Europa, embora o número de cidadãos atualmente envolvido em trabalho voluntário seja insuficiente. Perante essa realidade, no dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E. declarou oficialmente 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, sendo um dos principais objetivos sensibilizar os cidadãos para o valor e a importância do voluntariado.
Contudo, estudos recentes apresentam um quadro bastante agradável: os seres humanos parecem ser, na sua maioria, altruístas. Quase todos possuímos o desejo de ajudar e ser solidário é um dos aspetos da nossa natureza. Sentimo-nos impotentes perante situações de fome e guerra que assolam o mundo, mas todos podemos através de pequenas atitudes, pequenas gestos, fazer a diferença e contribuir para que o mundo se torne melhor.
O Ano Europeu do Voluntariado (AEV) destina-se a promover diversos tipos de voluntariado, entre eles o voluntariado nos serviços públicos, nas prisões, no desporto, na cultura, no meio ambiente, na floresta, nos rios ou no mar. Não existe uma fórmula para a prática da solidariedade, o ideal é compreendermos a nossa motivação e direciona-la para as causas com que mais nos identificamos, nas quais achamos que o noso contributo pode ser útil.
As nossas contribuições muitas vezes ao parecerem insignificantes podem fazer a diferença na vida daqueles que as recebem. A Madre Teresa de Calcutá apelava repetidamente: "não procurem ações espetaculares, o importante é darem-se a vós próprios. É o grau de amor que colocam nas vossas ações".
FIM
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário