A minha Lista de blogues
-
FIMHá 10 anos
segunda-feira, agosto 29
Agosto
sábado, agosto 27
A sexta feira, é o dia mais solene da novena que se realiza em honra da Senhora das Neves, na ultima semana de Agosto no lugar da Lagoa em Várzea Cova . Contam os mais idosos, que, quando não existiam transportes motorizados, os peregrinos que se dirigiam para a Lagoa acampavam em Fornelos debaixo dos carvalhos que existiam perto do Solar da Luz.
terça-feira, agosto 23
Terça-feira da XXI semana do Tempo Comum
Evangelho segundo S. Mateus 23,23-26.
Naquele tempo, disse Jesus:«Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas. Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade! Fariseu cego! Limpa antes o interior do copo, para que o exterior também fique limpo
Comentário ao Evangelho feito por Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Limpa antes o interior»
«Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade. Por isto conheceremos que somos da verdade e, na Sua presença, sentir-se-á tranquilo o nosso coração» (1Jo 3,18-19). Que quer dizer «na Sua presença»? É ali, onde Deus vê. Eis porque razão o próprio Senhor diz no Evangelho: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu» (Mt 6,1). [...] Eis-te diante de Deus. Interroga o teu coração; vê o que fizeste e o que desejavas ao fazê-lo: a tua salvação ou uma vã glória humana? Olha para dentro, pois o homem não pode julgar aquilo que não pode ver. Se apaziguamos o nosso coração, façamo-lo diante de Deus.
«Pois se o nosso coração nos condena», isto é, se ele nos acusa interiormente, porque não agimos com a intenção que devíamos ter tido, «Deus é maior que o nosso coração e tudo conhece» (v. 20). Escondes aos homens o fundo do teu coração: esconde-o de Deus, se puderes! Como escondê-lo d'Ele, d'Ele a Quem um pecador, cheio de temor ou de arrependimento, dizia: «Onde é que eu poderia ocultar-me do Teu espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença?» Com efeito, onde é que Deus não está? «Se subir aos céus, Tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, ali Te encontras» (Sl 138, 7-8). Para onde ir? Para onde fugir? Queres um conselho? Se queres fugir, foge na Sua direcção. Foge para Ele, confessando-te a Ele e não escondendo-te d'Ele; com efeito, não te podes esconder d'Ele, mas podes confessar-Lhe as tuas faltas. Diz-Lhe: «Tu és o meu refúgio» (Sl 31,7); e alimenta em ti o amor, que é a única coisa que conduz à vida.
O drama acontece numa pequena povoação americana, localizada ao fim de uma estrada que dá para as montanhas rochosas. O filme é dividido por partes, os personagens são apresentados por um narrador, que vai contando as suas historias e apontando pequenos defeitos.
Neste filme, Lars von Trier mostra-nos o ser humano no seu pior. Faz um retrato de pessoas respeitáveis a ter comportamentos cruéis, mesquinhos e egoístas. Ao contrario de Grace, os verdadeiros prisioneiros, são os moradores de Dogville.
sábado, agosto 20
Como é profunda
a riqueza, a sabedoria
e a ciência de Deus!
Como são insondáveis os seus desígnios
e incompreensíveis os seus caminhos!
D'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
Glória a Deus para sempre.
Ámen.
S. Paulo aos Romanos: 11,33-36Salmo 137: Pela vossa misericórdia,não nos abandoneis, Senhor
quinta-feira, agosto 18
Jornadas Mundiais da Juventude
quarta-feira, agosto 17
Gosto mais do livro convencional, mas o fascínio pelas novas tecnologias levam-nos a fazer outras opções.
Li a síntese e fiquei com vontade de ler o livro.
O autor de O ASSASSINATO DE CRISTO Wilhelm Reich, nasceu a 24 de Março de 1897 no Império Austro-Húngaro. Em 1918 matriculou-se na Faculdade de Medicina de Viena, orientando o essencial dos seus estudos para a Biologia, a Sexologia e as teorias de Freud. Wilhelm Reich é preso em 12 de Março de 1957. A 3 de Novembro uma crise cardíaca vitima-o na penitenciaria. Incompreendido à esquerda e amaldiçoado à direita é libertado da poeira do tempo pela juventude européia e americana.
Reich, apresenta-nos Jesus Cristo como um homem simples e directo, espirituoso mas não vaidoso, irradiante de amor e de contacto mas não intrometido ou pegajoso. Segundo ele, naquela época, a grandeza do pensamento de Jesus não era compreendida nem por aqueles que o seguiam de muito perto.
Ontem como hoje, Cristo está totalmente deslocado em qualquer lugar entre os homens couraçados, embora Ele continue a ser a sua esperança, a própria essência de todos os seus sonhos de um futuro melhor.
O Amor da Vida foi abandonado. Não se ouve mais nenhum «Hossana» quando a multidão escolhe Barrabás. Cristo apercebe-se, pela primeira vez, do abismo que o separa dos seus compatriotas e da sua época. Os seus amigos eram amigos enquanto podiam esperar alguma coisa dele:vibração, conforto, paz, alegria, inspiração. Mas quando a peste emocional uiva em torno dele, eles vão-se. Cristo não os detesta, não os despreza. Ele dá-se simplesmente conta da situação e guarda um silêncio solene. Cristo é envolvido por uma aura de silêncio exterior e de luz e paz interiores, que o protege. Nada o toca ou pode tocar. Ele transcende o estúpido espectáculo que se desenrola. ..
Da sensação de chama silenciosa, quente, interior, face do perigo e à fealdade dos acontecimentos e dos actos, nascerá o amor da espiritualidade e uma opinião desfavorável do valor relativo do corpo. Ó espírito é capaz de dominar o corpo porque Cristo pode guardar silêncio, porque pode assumir com calma é dignidade esse sofrimento que lhe inflige a baixeza pestilenta dos homens, Ele continuará a viver no silêncio das grandes catedrais, dos calmos mosteiros; ele vibrará de exuberância e de alegria nas manifestações mais puras da Vida, como a música de Bach, a «Ave Maria»ou o «Hino à Alegria» da Nona Sinfonia de Beethoven. A receptividade do homem a essa chama silenciosa e quente, no fundo de si mesmo, a despeito dos actos infames e imundos de homens que perderam as suas vidas, será a atitude espiritual básica quando a esperança e a fé tomarem conta do coração. Ela estará presente quando a mãe lançar o primeiro olhar ao seu recém-nascido. Ela estará presente quando o amante esperar calmamente o momento de fundir-se com o corpo da mulher amada. Ela estará presente quando Curie perceber pela primeira vez a luz do rádio, quando o descobridor da Energia Vital vir, pela primeira vez, minúsculas partículas de rocha moverem-se em lentas ondulações. Essa chama silenciosa não grita «Hossana nas Alturas», nem «Heil mein Führer»,nem «Red Front», nem nada dessas coisas parvas que a peste faz. Ela contenta-se em brilhar no silêncio do conhecimento, do sentir da Vida. Pouco importa se lhe chamam fé, crença, confiança, tolerância ou poder da alma. É essa força natural da Vida viva que dá origem a todas as ideias humanas de virtude. Elas nada têm a ver com o que actualmente se designa por «ética». Consegue imaginar um veado a disparar contra o seu filhote ou a torturar outro veado? Bem, compare os sentimentos que inspira o veado numa pradaria, calmo e majestoso, aos primeiros raios do Sol nascente, com a imagem de «o grande pai de todos os povos» carregado pela multidão, que grita «abaixo» ou «viva», e terá essência da serena luz interior da Vida que se opõe à peste devastadora..
Excertos do livro
Depois de ler o livro, o meu amor por Jesus Cristo aumentou ainda mais.
Enquanto permanecermos alheios à nossa condição divina, Jesus Cristo continuará preso para nós.segunda-feira, agosto 15
Assunção da Virgem Santa Maria
Da outra vez que lá estive, era ainda muito jovem. Fui de Fafe até ao Porto para aí apanhar o comboio da linha do Tua. Fiquei hospedada numa casa de família em Santa Comba da Vilariça.
domingo, agosto 14
Paróquia de Fornelos
Estes meninos e meninas, vão receber Jesus Cristo em seu coração na Festa da Eucaristia.
A Primeira Comunhão é uma festa grande na vida dos cristãos.
Os meninos do 6º ano, afirmaram publicamente: CREIO em um só Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus e no no Espírito Santo, Senhor que dá vida, e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.
Também nós comunidade, desejamos, que Jesus Cristo seja a Luz que os guie e ilumine a percorrer caminhos de santidade e de paz.
Tocam os sinos da torre da Igreja
Há rosmaninho e alecrim pelo chão
A nossa Igreja que Deus a proteja
Vai passando a procissão.