A minha Lista de blogues

segunda-feira, agosto 29

Agosto

Agosto é um mês especial na vida das nossas aldeias e continua a ser omês preferido pela maioria dos portuguese para gozar férias. Osfornelenses que trabalham e residem em outros países da ComunidadeEuropeia aproveitam para visitar a terra que os viu nascer e, junto defamiliares e amigos, compartilhar da alegria de estar vivo, o que levaa que conversas, convívios e festejos se sucedam um pouco por todolado. Em 31 de Julho a Junta de Freguesia promoveu no campo do Olivalum piquenique convívio, onde não faltou boa disposição e amizade entretodos os participantes. Aí encontramos familiares e amigos que já nãovíamos à vários meses.Já no fim de semana entre 12 a 14 de Agosto realizaram-se as festas emhonra de Santa Comba, padroeira de Fornelos. Durante a semana osparoquianos prepararam-se espiritualmente através daPenitência(Sacramento da Reconciliação), celebração Eucarística eprocissão de velas.No Domingo a Santa Missa foi solenizada pelo Grupo Coral de adultos etoda a assembleia partilhou da alegria das crianças que receberamJesus Cristo em seu coração na Festa da Eucaristia (PrimeiraComunhão). Por sua vez, os jovens do sexto ano também fizeram a suaProfissão de Fé. A festa religiosa terminou ao fim da tarde de Domingocom a procissão pelas principais ruas da freguesia. Também o terreiro do fidalgo foi mais uma vez o espaço escolhidopelos fornelenses e todos que se lhe quiseram juntar para o convíviorealizado anualmente também fazendo parte do programa das festas emhonra de Santa Comba. O Movimento dos Amigos de Fornelos estiveram aoserviço da comunidade e forneceram as bebidas e comida confecionadacom os produtos da nossa terra. Na sexta-feira a animação esteve acargo dos Progeto Aparte, um grupo de músicos na sua maioria deFornelos. No Sábado atuaram os Onda Curta e no Domingo um RanchoFolclórico de Fafe.Como sabemos, nem tudo são alegrias e Fornelos perdeu em Agosto duasmães de família dedicadas, dois exemplos de vida. Maria da ConceiçãoFreitas e Maria das Dores Gonçalves. Ambas ficarão para sempre nalembrança e no coração de quantos as conheceram e partilharam da suasabedoria e forma de estar no mundo. Paz às suas almas.

sábado, agosto 27

Senhora das Neves
A sexta feira, é o dia mais solene da novena que se realiza em honra da Senhora das Neves, na ultima semana de Agosto no lugar da Lagoa em Várzea Cova . Contam os mais idosos, que, quando não existiam transportes motorizados, os peregrinos que se dirigiam para a Lagoa acampavam em Fornelos debaixo dos carvalhos que existiam perto do Solar da Luz.


Também fui algumas vezes a essa Festa com a minha avó. Íamos a pé. Caminhávamos na berma da estrada, ela à frente eu atrás. Curva á esquerda, curva à direita. Mãezinha ainda falta muito? Não, é já ali.


Quando finalmente chegávamos, começava logo a pedir. Dê-me isto, dê-me aquilo. Ela, não dizia nem sim nem não. Quando a minha irmã Felismina esteve gravemente doente ela mostrou-se arrependida de não ter comprado o cãozinho em barro que ela tanto pediu.


Depois, ficávamos ao fundo do recinto a participar nas celebrações religiosas. Junto da Igreja era tanta a gente que não se conseguia lá entrar.

terça-feira, agosto 23

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Terça-feira da XXI semana do Tempo Comum

Evangelho segundo S. Mateus 23,23-26.
Naquele tempo, disse Jesus:«Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas. Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade! Fariseu cego! Limpa antes o interior do copo, para que o exterior também fique limpo

Comentário ao Evangelho feito por Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja

Limpa antes o interior»
«Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade. Por isto conheceremos que somos da verdade e, na Sua presença, sentir-se-á tranquilo o nosso coração» (1Jo 3,18-19). Que quer dizer «na Sua presença»? É ali, onde Deus vê. Eis porque razão o próprio Senhor diz no Evangelho: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu» (Mt 6,1). [...] Eis-te diante de Deus. Interroga o teu coração; vê o que fizeste e o que desejavas ao fazê-lo: a tua salvação ou uma vã glória humana? Olha para dentro, pois o homem não pode julgar aquilo que não pode ver. Se apaziguamos o nosso coração, façamo-lo diante de Deus.

«Pois se o nosso coração nos condena», isto é, se ele nos acusa interiormente, porque não agimos com a intenção que devíamos ter tido, «Deus é maior que o nosso coração e tudo conhece» (v. 20). Escondes aos homens o fundo do teu coração: esconde-o de Deus, se puderes! Como escondê-lo d'Ele, d'Ele a Quem um pecador, cheio de temor ou de arrependimento, dizia: «Onde é que eu poderia ocultar-me do Teu espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença?» Com efeito, onde é que Deus não está? «Se subir aos céus, Tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, ali Te encontras» (Sl 138, 7-8). Para onde ir? Para onde fugir? Queres um conselho? Se queres fugir, foge na Sua direcção. Foge para Ele, confessando-te a Ele e não escondendo-te d'Ele; com efeito, não te podes esconder d'Ele, mas podes confessar-Lhe as tuas faltas. Diz-Lhe: «Tu és o meu refúgio» (Sl 31,7); e alimenta em ti o amor, que é a única coisa que conduz à vida.
Dogville estreou-se em 2003. Dirigido pelo dinamarquês Lars von Trier tem como actores principais Nicole Kidman e Paul Bettany. A fotografia é espetacular e o filme é diferente de tudo que estamos habituados a ver em cinema . As cenas passam-se todas dentro de um galpão. Com excelente iluminação, os espaços que representam as ruas es as casas são demarcados dentro do próprio cenário.
O drama acontece numa pequena povoação americana, localizada ao fim de uma estrada que dá para as montanhas rochosas. O filme é dividido por partes, os personagens são apresentados por um narrador, que vai contando as suas historias e apontando pequenos defeitos.

Neste filme, Lars von Trier mostra-nos o ser humano no seu pior. Faz um retrato de pessoas respeitáveis a ter comportamentos cruéis, mesquinhos e egoístas. Ao contrario de Grace, os verdadeiros prisioneiros, são os moradores de Dogville.

sábado, agosto 20

Domingo XXI do Tempo Comum


Como é profunda
a riqueza, a sabedoria
e a ciência de Deus!
Como são insondáveis os seus desígnios
e incompreensíveis os seus caminhos!
D'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
Glória a Deus para sempre.
Ámen.

S. Paulo aos Romanos: 11,33-36Salmo 137: Pela vossa misericórdia,não nos abandoneis, Senhor


Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Mateus 16, 13-20

quinta-feira, agosto 18

Jornadas Mundiais da Juventude

Cerca de um milhão e meio de jovens de todo o mundo percorreram muitos caminhos, através de terra, mar e ar, que levaram a um só destino, Madrid, para mais uma Jornada Mundial da Juventude, presidida pelo Papa Bento XVI.


quarta-feira, agosto 17

Acabei de ler o meu primeiro livro digital, que foi distribuído GRATUITAMENTE pela equipe Digital Source.
Gosto mais do livro convencional, mas o fascínio pelas novas tecnologias levam-nos a fazer outras opções.
Li a síntese e fiquei com vontade de ler o livro.

O autor de O ASSASSINATO DE CRISTO Wilhelm Reich, nasceu a 24 de Março de 1897 no Império Austro-Húngaro. Em 1918 matriculou-se na Faculdade de Medicina de Viena, orientando o essencial dos seus estudos para a Biologia, a Sexologia e as teorias de Freud. Wilhelm Reich é preso em 12 de Março de 1957. A 3 de Novembro uma crise cardíaca vitima-o na penitenciaria. Incompreendido à esquerda e amaldiçoado à direita é libertado da poeira do tempo pela juventude européia e americana.

Reich, apresenta-nos Jesus Cristo como um homem simples e directo, espirituoso mas não vaidoso, irradiante de amor e de contacto mas não intrometido ou pegajoso. Segundo ele, naquela época, a grandeza do pensamento de Jesus não era compreendida nem por aqueles que o seguiam de muito perto.

Ontem como hoje, Cristo está totalmente deslocado em qualquer lugar entre os homens couraçados, embora Ele continue a ser a sua esperança, a própria essência de todos os seus sonhos de um futuro melhor.



O Amor da Vida foi abandonado. Não se ouve mais nenhum «Hossana» quando a multidão escolhe Barrabás. Cristo apercebe-se, pela primeira vez, do abismo que o separa dos seus compatriotas e da sua época. Os seus amigos eram amigos enquanto podiam esperar alguma coisa dele:vibração, conforto, paz, alegria, inspiração. Mas quando a peste emocional uiva em torno dele, eles vão-se. Cristo não os detesta, não os despreza. Ele dá-se simplesmente conta da situação e guarda um silêncio solene. Cristo é envolvido por uma aura de silêncio exterior e de luz e paz interiores, que o protege. Nada o toca ou pode tocar. Ele transcende o estúpido espectáculo que se desenrola. ..


Da sensação de chama silenciosa, quente, interior, face do perigo e à fealdade dos acontecimentos e dos actos, nascerá o amor da espiritualidade e uma opinião desfavorável do valor relativo do corpo. Ó espírito é capaz de dominar o corpo porque Cristo pode guardar silêncio, porque pode assumir com calma é dignidade esse sofrimento que lhe inflige a baixeza pestilenta dos homens, Ele continuará a viver no silêncio das grandes catedrais, dos calmos mosteiros; ele vibrará de exuberância e de alegria nas manifestações mais puras da Vida, como a música de Bach, a «Ave Maria»ou o «Hino à Alegria» da Nona Sinfonia de Beethoven. A receptividade do homem a essa chama silenciosa e quente, no fundo de si mesmo, a despeito dos actos infames e imundos de homens que perderam as suas vidas, será a atitude espiritual básica quando a esperança e a fé tomarem conta do coração. Ela estará presente quando a mãe lançar o primeiro olhar ao seu recém-nascido. Ela estará presente quando o amante esperar calmamente o momento de fundir-se com o corpo da mulher amada. Ela estará presente quando Curie perceber pela primeira vez a luz do rádio, quando o descobridor da Energia Vital vir, pela primeira vez, minúsculas partículas de rocha moverem-se em lentas ondulações. Essa chama silenciosa não grita «Hossana nas Alturas», nem «Heil mein Führer»,nem «Red Front», nem nada dessas coisas parvas que a peste faz. Ela contenta-se em brilhar no silêncio do conhecimento, do sentir da Vida. Pouco importa se lhe chamam fé, crença, confiança, tolerância ou poder da alma. É essa força natural da Vida viva que dá origem a todas as ideias humanas de virtude. Elas nada têm a ver com o que actualmente se designa por «ética». Consegue imaginar um veado a disparar contra o seu filhote ou a torturar outro veado? Bem, compare os sentimentos que inspira o veado numa pradaria, calmo e majestoso, aos primeiros raios do Sol nascente, com a imagem de «o grande pai de todos os povos» carregado pela multidão, que grita «abaixo» ou «viva», e terá essência da serena luz interior da Vida que se opõe à peste devastadora..


Excertos do livro


Depois de ler o livro, o meu amor por Jesus Cristo aumentou ainda mais.

Enquanto permanecermos alheios à nossa condição divina, Jesus Cristo continuará preso para nós.



segunda-feira, agosto 15

Assunção da Virgem Santa Maria

Santuário de Nossa Senhora da Assunção-Vilas Boas-Vila Flor


Este ano, quando visitei o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, estavam as amendoeiras em flor.
Da outra vez que lá estive, era ainda muito jovem. Fui de Fafe até ao Porto para aí apanhar o comboio da linha do Tua. Fiquei hospedada numa casa de família em Santa Comba da Vilariça.


Dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção, ao principio da noite, fomos em procissão até ao Santuário para participar nas celebrações da solenidade da Assunção de Maria Santíssima.


Na época, gostei da viagem e das paisagens deslumbrantes que avistei da carruagem, do Santuário e da gente transmontana também.

domingo, agosto 14

Paróquia de Fornelos

Festa da Eucaristia e Profissão de Fé


Estes meninos e meninas, vão receber Jesus Cristo em seu coração na Festa da Eucaristia.
A Primeira Comunhão é uma festa grande na vida dos cristãos.

Os meninos do 6º ano, afirmaram publicamente: CREIO em um só Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus e no no Espírito Santo, Senhor que dá vida, e procede do Pai e do Filho;e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.



Também nós comunidade, desejamos, que Jesus Cristo seja a Luz que os guie e ilumine a percorrer caminhos de santidade e de paz.

Tocam os sinos da torre da Igreja
Há rosmaninho e alecrim pelo chão
A nossa Igreja que Deus a proteja
Vai passando a procissão.

sábado, agosto 13

Santa Comba de Fornelos

Foi sob o luar de Agosto, que o terreiro do fidalgo foi mais uma vez o palco escolhido pelos fornelenses e todos que se lhe quiseram juntar para o convívio realizado anualmente por altura das festas em honra de Santa Comba padroeira de Fornelos, este ano realizadas em 12, 13 e 14 de Agosto.




Esta sexta-feira a animação esteve a cargo dos Progeto Aparte, um grupo de músicos na sua maioria de Fornelos.

É durante esta festa, que encontramos velhos amigos (as) a maioria deles a trabalhar e residir em outros países da Comunidade Europeia. Agosto, ainda continua a ser o mês preferido pela maioria, que aproveitam as férias para visitar a terra que os viu nascer e junto de familiares e amigos compartilhar a alegria de estar vivo.

Num ambiente onde reinava a amizade, algumas pessoas naturais de Fornelos felicitaram-me pelas noticias e artigos publicados, sobre o concelho de Fafe (Terra de Montelongo) e mais propriamente sobre a nossa freguesia Santa Comba de Fornelos no blog ( a janela da filomena)
Afinal: nada se perde.

Louvado seja o Senhor que criou o Céu e a Terra e todos que nela habitam.

O Vosso amor é mais precioso do que a vida, os meus lábios Vos louvarão. (Salmo 63,4)

sexta-feira, agosto 12

Terras de Santa Maria