Tradicionalmente o milho é considerado um cereal de pequena exploraçãoe a sementeira exige bastantes cuidados através de mondas, sachas eregas. O milho é cultivado em socalcos arejados, pequenas leiras quefacilita o regadio e aumentam a produtividade. Existia na nossa aldeiaum sistema de regadio, comunitário para o milho, com divisão de águasproveniente de poças ou rios, que todos os consortes tinham querespeitar
Os moinhos, eiras e espigueiros que foram contruidos paraconservação e armazenamento do milho tiveram grande influencia naarquitetura e nas paisagens caraterísticas do Minho. Durante vários séculos, o milho ocupava o primeiro lugar entre os cereais cultivadoso que melhorou significativamente o nível de vida económico e socialdos agricultores.
O pão é fundamental não só na alimentação, mas também como símbolo religioso. Juntamente com o vinho, o milho era amoeda de troca com que os caseiros pagavam o arrendamento dos camposao senhorio.Os trabalhos agrícolas em especial os das colheitas, desfolhadas e vindimas eram sempre muito festivos.
No Minho não se compreendia que se pudesse executar qualquer trabalhoagrícola sem ser acompanhado por cantos e danças.
Sem comentários:
Enviar um comentário