A minha Lista de blogues

domingo, julho 25

Pelos Caminhos de Santiago de Compostela








Santiago tinha um irmão mais novo João. Devido ao seu enorme fervor, eram juntamente com Simão Pedro os apóstolos predilectos de Jesus.

Santiago foi decapitado 44 d. C. na Palestina.Dois dos seus discípulos navegaram à deriva durante 7 dias até chegarem às praias galegas onde o enterraram.

Durante o mês de Julho,em especial este Domingo,dia 25 em que se celebra o dia do Santo,a pé de bicicleta ou de carro todos os caminhos, vão dar a Santiago de Compostela.

Este ano celebra-se o Xacobeo, o ano Santo assinalado sempre que o dia de Santiago coincide com um Domingo.
O próximo Xacobeo só será assinalado dentro de 11 anos.

Foi na pegada de dois jovens irmãos fornelenses ( fizeram o Caminho de Santiago a pé) quena ultima semana de Julho, visitei Santiago de Compostela. Este ano com maior significado, por ser ano Santo. Comecei por visitar o Museu da Catedral, onde se encontram importantes peças de escultura, em granito e madeira, muitas policromadas. Tapeçarias de Francisco Goya e outros, tecidos medievais, entre eles uma capa da Rainha Santa Isabel de Portugal. Na capela de São Fernando, um conjunto de peças ligadas às celebrações, entre elas Custodias e Cálices trabalhados em ouro, prata e pedras preciosas e um importante retábulo de 1420, sobre a vida de Santiago . Uma importante colecção de numismática com moedas de toda a Europa, também faz parte do conjunto. É de salientar a importância da moeda no âmbito religioso, pela sua importância na oferta de acção de graças.Já no interior da Catedral, foi tempo de receber o Sacramento da Penitencia e Comunhão, durante a Missa presidida pelo Arcebispo Santos, e pedir ajuda para seguir o Caminho o mais possível segundo a Lei de Deus. No fim da celebração Eucarística procedeu-se ao tradicional botafumeiro, um grande incensario de prata, que em movimento pendular percorre pela nave lateral do Altar Maior.Às onze e meia da noite, durante estes dias de Julho, na fachada principal da Catedral de Santiago tem lugar um grandioso espectáculo de projecção de imagens sobre a historia da humanidade feito através de luzes e ao som de musica Celta, seguida de fogo de artificio.Devido à enorme diversidade de culturas e gentes, que fazem o Caminho de Santiago, sendo um turismo religioso, a oferta pelo município também corresponde com espetaculos abrangentes a todos os públicos . Ao fim da noite, uma Banda Couver de jovens nascidos aí pela década de 50, espalhou alegria por quantos os quiseram ouvir. Jovens e menos jovens imbuídos todos no mesmo espírito, rodaram ao som de temas como: go Johny go go go, Miss Molly e Satisfaction entres outros.


Sem comentários: