

Santiago foi decapitado 44 d. C. na Palestina.Dois dos seus discípulos navegaram à deriva durante 7 dias até chegarem às praias galegas onde o enterraram.
Durante o mês de Julho,em especial este Domingo,dia 25 em que se celebra o dia do Santo,a pé de bicicleta ou de carro todos os caminhos, vão dar a Santiago de Compostela.
Este ano celebra-se o Xacobeo, o ano Santo assinalado sempre que o dia de Santiago coincide com um Domingo.
O próximo Xacobeo só será assinalado dentro de 11 anos.
Foi na pegada de dois jovens irmãos fornelenses ( fizeram o Caminho de Santiago a pé) quena ultima semana de Julho, visitei Santiago de Compostela. Este ano com maior significado, por ser ano Santo. Comecei por visitar o Museu da Catedral, onde se encontram importantes peças de escultura, em granito e madeira, muitas policromadas. Tapeçarias de Francisco Goya e outros, tecidos medievais, entre eles uma capa da Rainha Santa Isabel de Portugal. Na capela de São Fernando, um conjunto de peças ligadas às celebrações, entre elas Custodias e Cálices trabalhados em ouro, prata e pedras preciosas e um importante retábulo de 1420, sobre a vida de Santiago . Uma importante colecção de numismática com moedas de toda a Europa, também faz parte do conjunto. É de salientar a importância da moeda no âmbito religioso, pela sua importância na oferta de acção de graças.Já no interior da Catedral, foi tempo de receber o Sacramento da Penitencia e Comunhão, durante a Missa presidida pelo Arcebispo Santos, e pedir ajuda para seguir o Caminho o mais possível segundo a Lei de Deus. No fim da celebração Eucarística procedeu-se ao tradicional botafumeiro, um grande incensario de prata, que em movimento pendular percorre pela nave lateral do Altar Maior.Às onze e meia da noite, durante estes dias de Julho, na fachada principal da Catedral de Santiago tem lugar um grandioso espectáculo de projecção de imagens sobre a historia da humanidade feito através de luzes e ao som de musica Celta, seguida de fogo de artificio.Devido à enorme diversidade de culturas e gentes, que fazem o Caminho de Santiago, sendo um turismo religioso, a oferta pelo município também corresponde com espetaculos abrangentes a todos os públicos . Ao fim da noite, uma Banda Couver de jovens nascidos aí pela década de 50, espalhou alegria por quantos os quiseram ouvir. Jovens e menos jovens imbuídos todos no mesmo espírito, rodaram ao som de temas como: go Johny go go go, Miss Molly e Satisfaction entres outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário