A minha Lista de blogues

quarta-feira, junho 23

JOSÉ SARAMAGO


Numa entrevista, afirma Saramago:”Até à uns anos a minha resposta era esta:
Escrevo porque quero que as pessoas me queiram bem. Depois, comecei a dar outra resposta: Escrevo porque no fundo não quero morrer. Mas agora nem sequer isso. E tenho isto muito, muito dentro de mim: Escrevo para compreender. Compreender o quê? Tudo. Quem somos nós? O que é isso de ser um ser humano?À luz do processo do desenvolvimento do animal que somos, isso está mais ou menos claro. A antropologia diz de onde é que viemos, por que fazes passamos para chegar aquilo que somos. Mas a minha pergunta é esta: e aquilo que somos tinha forçosamente de ser aquilo que é? Em que momento desse processo nós tomamos por um caminho que nos veio dar a isso? Quantos caminhos possíveis teriam que existir para fazer de nós outras pessoas? Dizemos que somos seres humanos e que aquilo que nos separa dos animais é que temos razão e os animais, instinto.E aonde é que nos levou a razão? E que é isto das raças, das crenças, das religiões das ideologias,das superstições,dos preconceitos,essa máquina alienante em que vivemos e que cada vez nos afasta mais de uma relação humana regida pelo princípio fundamental de respeito pelo outro?”

José Saramago, conheceu de perto, as lutas que permitem ao povo a sua sobrevivencia e transpôs para a sua obra o sofrimento, suor e lágrimas,que estão esculpidas nas pedras dos grandes empreendimentos de arquitectura, e não só, da historia da humanidade. Um autor que cria personagens como Blimunda,cheia de espiritualidade, ternura e magia,é um génio literário. Nada lhe deve ter caído do céu,a obra que construiu foi sem duvida fruto de muito trabalho e luta. Depois de tudo que conquistou, deu-se o direito de dizer e escrever o que bem entendia. Quem não gostar, tem bom remédio, passa ao lado.

Sem comentários: