A minha Lista de blogues

quinta-feira, maio 5

Dia da Língua Portuguesa

"Minha pátria é minha língua"
Fernando Pessoa

«Diz-me o que lês, dir-te-ei
quem és», é verdade,
mas conhecer-te-ei melhor se me
disseres aquilo que relês.

François Mauriac


Sentada na ponta da caixa grande, perto da janela para ver melhor, costumava ler a Bíblia ilustrada do Antigo Testamento e outro volume do Novo Testamento em formato normal que a minha tia avó Madre Albertina (Irmã Amada de São Francisco) tinha oferecido lá para casa.

Encantada com a epopeia das historias dos Reis, do livro dos Génesis do Êxodo e das Parábolas de Jesus Cristo, dizia para os meus botões”livros mais lindos que estes não deve haver.”
A poucos metros de distancia a minha prima Céu uns anos mais velha que eu, chorava copiosamente a ler o Amor de Perdição, a historia triste e atribulada de Mariana, Teresa e Simão.

A partir daí começou o meu gosto pela leitura.
Comecei por ler os livros que eram do meu pai, clássicos da literatura portuguesa.
Os seus autores preferidos eram Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco e o Eça.

Anos mais tarde, descobri as irmãs Bronte e como ainda não sabia das diferenças que existem entre as várias correntes dos seguidores de Jesus Cristo, achava algo de estranho na forma como a autora abordava de forma tão natural a historia de amor entre a preceptora das crianças duma família rica inglesa e o Pastor da Igreja.

Alguns dos livros que mais gostei de ler

Bíblia Sagrada- Escrita por muitos Autores inspirados por Deus, ao longo de muitos séculos.
Florilégio- São Francisco Assis
Alquimista-Paulo Coelho
Siddharta-Herman Hesse
Principezinho-Saint Exupery
Capitães de Areia e Jubiabá- Jorge Amado
Engénia Grandet-Balzac
O Monte dos Vendavais- Emily Bronte
Nana – Emílio Zola
Os Maias- Eça de Queirós
O Poço e o Pêndulo- Edgar Allan Poe
A Ilha do Tesouro-Stevenson
O Retrato de Dorian Grey- Óscar Wilde
As Vinhas da Ira e Inverno do Nosso Descontentamento- John Steinbeck
Ilíada –Homero
D. Quixote- Miguel de Cervantes
Sonetos-Antero de Quental
Antologia Poética- Fernando Pessoa
Contos Exemplares e Búzio de Cós- Sophia de Mello Breyner
Sibila- Agustina Bessa Luís
Casa dos Espíritos, Retrato a Sépia e Filha da Fortuna-Isabel Allende
Amor de Perdição-Camilo Castelo
Oliver Twist-Charles Dickens
Crime e Castigo- Dostoievski
O Homem de Kiev- Bernard Malamud
A Mãe-Máximo Gorki
Vermelho e o Negro-Stendhal
Doutor Jivago- Boris Pasternak
Profecia Celestina-James Rdfield
Maley & Eu-John Radfield
Cem Anos de Solidão- Gabriel Garcia Marquez

Quando penso em todos
os livros que ainda me faltam ler,
tenho a certeza de ser feliz.

Jules Renard

Sem comentários: