A minha Lista de blogues

segunda-feira, maio 23

filomena

bom dia filomena!
bem sei que ainda é manhã cedo. mas o sol que nasce para lá da janela já despontou. já abriu vida dentro dos teus olhos. talvez tu e o sol tenham um acordo secreto para acordar: tu abres os olhos e o sol descobre a vida para ti – é manhã. e todas as manhãs abrem. como abrem as tulipas presas a moinhos de vento. arrancadas à força da terra para poderem espalhar cor pelo ar. e conquistar às feições palavras de confiança que inventas para fazeres o mundo feliz – hoje. na minha janela só há sol porque tu acordaste a ler – se tu soubesses como as palavras são capazes de fazer sol – talvez saibas – eu é que nunca soube que as palavras podem sempre ser mais bonitas quando ditas como flores: com cor. com aroma. com alegria de quem sabe que apenas nasceram para dar sorrisos aos dias – filomena quer dizer amiga da música. dizem os livros que foram os gregos que inventaram o teu nome. acredito. acredito porque sempre ouves os sons escondidos nas letras que deixo em papel comum. acredito porque já te ouvi trautear palavras que apenas eu conheço. acredito porque sempre me falas com a harmonia dos sentidos. às vezes as palavras são música. ouço. outras a música é todas as palavras que guardo para mais tarde fazer escrita. sorrio – não sei se tens alguma ilha com o teu nome. um mar. uma estrela. um quadro. um caminho. não sei. e também já não me interessa. agora tens estas palavras. chamam-se filomena.

Foto e texto-sampaiorego


filomena, também sou eu!!!
gostei! parabéns!

Nasci, às primeiras horas da noite, num Domingo de Outono. O meu pai tocava saxofone barítono na filarmónica cá da terra e nesse dia quando chegou a casa já eu tinha nascido.
Será, que ele sabia que filomena significa amiga da musica? É bem provável, que sim! Já que nem a minha madrinha nem nenhuma parente tem o meu nome.



Este fim de semana dia 21 e 22 realizou-se a festa litúrgica em honra de Santa Rita de Cácia.
Ao chegar perto da capela lembrei-me de uma passagem de quando era criança e fui à festa com os meus irmãos e os meus pais. No dia da festa, ao passar perto da barraca dos brinquedos o meu pai pegou numa gaita, levantou-a no ar e disse “dou cem escudos, a quem souber o nome, do instrumento que tem este formato”


A vontade de ganhar os cem escudos era grande, mas a vontade de agradar ao pai era ainda maior, e sem saber como adiantei-me e respondi de imediato.


É uma trompa de harmonia.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bonito Significado :D "Amiga da música".
Agora percebo porque os meus primos são músicos!!
Influência materna :) :)
bjinhos

Eduarda

Anónimo disse...

Santa Filomena era filha de um rei da Grécia, e sua mãe era também de sangue real;

Convertidos ao cristianismo.
chamaram-na de Lumena ou luz, por ter nascido à luz da fé. Na pia batismal deram-lhe o nome de Filomena, isto é, Filha da Luz, da Luz Divina que lhe iluminou a alma por meio desse Augusto Sacramento.

sampaio rego disse...

obrigado fiomena pela visita ao meu blogue e pela partilha - sempre que escrevo procuro ser feliz. ler o que escrevi noutras paragens ajuda a escreve com mais alegria e principalmente com mais carinho pelas palavras - beijo

Anónimo disse...

gostei de tudo que li
que maravilha!
só um poeta consegue escrever assim
parabens aos seus pais por lhe terem transmitido toda essa sensibilidade
já sou sua fã
beijo
filomena

Anónimo disse...

Eduarda um beijinho grande
o teu nome foi inspirado em (os maias) do Eça penso eu
é o maximo, aquele romance
beijinhos

cuida bem da bekas

filomena