A minha Lista de blogues

sábado, dezembro 18

Dia Internacional dos Migrantes

Todos os seres vivos, procuram ambientes onde se sintam bem para viver e procriar.
As andorinhas essas pequenas aves nossas amigas, (peregrinas do ar) Também são migratórias e voam milhas e milhares, percorrem oceanos, vales e cordilheiras, para nos visitar. Chegam no doce calor e gostam dos humanos, por isso preferem as árvores frondosas das praças. Partem em bandos para os campos à procura de alimento. Alegram as manhãs e o entardecer com os bailados no ar à procura de insectos para se alimentar.



Movimento de pessoas, grupos ou povos de um lugar para outro. migrar é mudar, passar de uma região a outra, de um país para outro.

Embora, existam termos específicos para a entrada de migrantes – Imigração – e para a saída – Emigração. É comum, também, falar em "migrações internas", referindo-se aos migrantes que se movem dentro do país, e "migrações internacionais", referindo-se aos movimentos de migrantes entre países, além de suas fronteiras.
O meu pai, António Magalhães e um grupo de amigos em 1961 na Torre Eiffel e Gare de Leon, quando chegaram a Paris, com carta de chamada, (contrato de trabalho). Muitos homens e mulheres iam clandestinos.

































A migração é um fenômeno antigo e que se repete, com variada freqüência e intensidade, ao longo da história. Os grandes movimentos migratórios ocorridos em outras épocas tiveram sua causa nas invasões, conquistas, êxodos, mudanças sazonais, fome, superpopulação de determinadas regiões, entre outras.





1 comentário:

eduarda disse...

Bem hajam todos aqueles que se esforçaram por longos anos e até uma vida na emigração de modo a proporcionar à família um futuro melhor...