A minha Lista de blogues

segunda-feira, fevereiro 21


I Leitura do VII Domingo do Tempo Comum

«Sede Santos, porque Eu, o Senhor, Vosso Deus, sou santo.»
Levítico 19, 1-2

Hoje, durante o dia, este versículo veio ao meu pensamento várias vezes, por várias razões.

Lembro-me de ter lido num livro impresso o seguinte: Enquanto formos estranhos à nossa alma divina, ainda não começamos a viver.Tudo o que fazemos é existir.

A civilização moderna, com todas as tensões, as necessidades económicas e a indigna competição profissional, aprisionou tão fortemente as suas vitimas que se torna difícil e é preciso muita força de vontade para mudar os padrões de pensamento e de vida mesmo aqueles que o queiram fazer.

A adversidade e a amargura que são suportados durante anos, como provação podem ser aproveitados espiritualmente. Mas, também se pode não perceber essa verdade e perder essa oportunidade e esse convite que o Senhor faz.

Quarta-feira dia 23

Há uma verdade, que muitas vezes ainda não conseguimos entender a respeito dos repetidos esforços de Jesus Cristo na sua mensagem de salvação. Só conquistamos uma vida feliz, quando procuramos uma vida espiritual feliz.

Deus deu-nos liberdade de escolher entre o bem e o mal e a possibilidade de sermos felizes. Para sermos livres, não podemos ter medo dos que nos criticam e querem tolher a nossa liberdade. Ou porque vamos muitas vezes à Igreja, ou ao Teatro, ou aqui e ali.

No bom sentido, o ideal de liberdade é poder praticar o bem e a justiça, ter o senso de responsabilidade no cumprimento do nosso dever. Ter a capacidade de sermos responsáveis pelos nossos actos. Ser livre é procurar escolher sempre o melhor caminho, ter a consciência de escolher o bem maior e esse bem maior é Deus.

Sem comentários: