A minha Lista de blogues

terça-feira, agosto 2

Gosto de viajar através da magia do cinema e conhecer ainda que de forma ilusória o passado o presente e o futuro de outras paisagens e outras gentes.


Na vizinhança, ninguém tinha televisão, só existia a do Sr. Joel o vendeiro do lugar. As crianças amontoavam-se todas à porta a olhar para a caixinha magica. O S.r Joel receoso que aquela gente lhe estraga-se o negocio que decorria no interior da taberna, irritava-se muito e atirava copos de agua para afastar os indesejáveis espectadores. A porta, não podia fechar e era só ele virar costas nós puxavamo-nos todos novamente à frente.

Quando fui ao Teatro Cinema de Fafe pela primeira vez ver um filme fiquei deslumbrada. Até essa altura, casa com paredes e tectos tão bonitos só conhecia os da nossa Igreja.

Quando abriu o estúdio de Cinema no quartel dos Bombeiros em Fafe fui trabalhar para lá. Gostei muito, daquele emprego!!!

O ultimo filme que vi no cinema foi à cerca de dois meses o filme “Lourdes”na Sala Manuel de Oliveira em Fafe.

Vi nos últimos dias o filme (O discurso do Rei) e gostei.
Também gostei do filme de 1951 de Vittorio De Sica ( Milagre em Milão)


Milagre em Milão, é um filme de excelente qualidade, que tem como cenário e pano de fundo, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas num ambiente típico do pós-guerra. As metáforas são repletas de simbolismo e contam-nos a historia de um povo sobrevivente, que assiste às constantes injustiças de ver interesses particulares a sobreporem-se aos colectivos.

A historia começa quando uma senhora já de idade avançada descobre um menino recem nascido na sua horta. A adorável senhora , leva-o para casa e cria-o como um filho.
Quando a senhora morre o rapaz é levado para um orfanato.


Quando sai do orfanato o rapaz de aspecto bonacheirão, passa a vida a fazer o bem sem olhar a quem. Cordial para com todos nos gestos e nas palavras, cheio de alegria e boa disposição o rapaz está sempre disponível a resolver qualquer problema que apareça na comunidade.

Os verdadeiros problemas só começam aparecer, quando a mãe lhe aparece vinda do Céu e lhe traz um presente que tem o poder de realizar todos os seus desejos. O rapaz não perde tempo e começa logo ajudar os amigos, que com ele partilhavam o frio e a fome.

Aquelas pessoas que celebravam a vida com as coisas simples como ver um pôr- de- sol, ter uns sapatos, pão para comer, e água para beber, começaram a ficar mesquinhas e egoístas.
Pediam, sempre mais e mais, artigos de luxo e bens valiosos, deixando dessa forma transparecer toda a sua miséria interior.

2 comentários:

Carolina Flor disse...

Todas as fotografias do blog estão lindas.

Parabéns.

Filomena Magalhães disse...

Obrigada, Fleur
Gosto muito de fotografia. As fotografias existentes no blog, são quase todas minhas. As mais antigas a preto e branco são do meu pai Antonio, que tambem gostava muito de registrar todos os acontecimentos.