A minha Lista de blogues

quinta-feira, maio 24

A minha Escola

 Nasci e cresci num pequeno lugar no alto dum monte onde a água corria dentro do regato sem nunca parar. Logo pela manhã o sol dourado chegava, o orvalho evaporava e fazia fumo no ar. Quando a chuva caía os beirais das casas pareciam chorar. Pelos caminhos, ao anoitecer, cheirava a fumo por todo o lugar. Era o recolher, o abandonar as lides nas hortas, o voltar a casa, arrumar as trouxas, comer qualquer coisa e ir descansar. Antes de dormir sabia bem ouvir algumas histórias e lendas de encantar.
Tudo decorria numa calmaria até chegar o dia de na escola entrar. Pela mão da mãe a bouça nova tive que atravessar, pois atrás da mesa a professora estava a esperar. Depois foi copiar, mais tarde escrever, ler e contar. Colada à carteira sentia o aconchego a voz da professora sempre a ensinar. Olhava pelas vidraças grandes e via os relâmpagos, o vento, o sol, a chuva a passar. Na loisa e no caderno inventava histórias de flores de árvores dos habitantes daquele lugar, que quando apareciam no limiar da porta traziam no rosto alguma dureza a marca do tempo que passa através das estações e os olhos a brilhar. Era uma vez isto, era uma vez aquilo, assim tinha a história que começar. Já no quarto ano a professora disse, tens que avançar. Para a escola grande te vou enviar.
A nossa querida escola de panelada foi das primeiras escolas a serem construídas no concelho de Fafe. Foi muito importante na vida de todos nós. Por essa razão não a esquecemos. Está sempre presente no nosso coração. Durante alguns anos serviu como sede à junta de freguesia, mas já voltou às suas origens ao seu destino inicial. Actualmente está ao serviço do pré-escolar.

Sem comentários: