A minha Lista de blogues

sexta-feira, janeiro 21

21 de Janeiro- Dia de Santa Inês

Santa Inês é uma Virgem Mártir, venerada como Santa pela Igreja Católica Apostólica Romana e por outras denominações cristãs. É a padroeira da castidade, dos jardineiros, moças, noivos, vítimas de violação e virgens. Sua festa litúrgica se dá em 21 de Janeiro

Viveu em Roma, onde foi martirizada em 304. Nobre, descendia da poderosa família Cláudia e desde pequena foi educada pelos pais na fé cristã. Cresceu virtuosa e decidiu consagrar sua pureza a Deus, resistindo às investidas dos jovens mais ricos da nobreza romana, desejosos de seu amor.

Tinha 13 anos quando foi cobiçada, por sua extraordinária beleza, riqueza e virtude, pelo jovem
Procópio, filho do Prefeito de Roma, Semprônio. Como o rejeitou, Inês foi levada a julgamento.

Santa Inês, foi vitima do "efeito manada"

Tal como na vida selvagem, aqueles que pelas seus ideais e convicções , se afastam da manada arriscam-se a ser devorados pelos predadores. Também é verdade que aqueles que vão mudando o mundo com os seus gestos e atitudes são aqueles que tentam ver o mundo para lá da manada.

Este efeito acontece quando diversas pessoas influenciadas, embarquem numa proposta colectiva e decidem fazer a mesma coisa ao mesmo tempo, de maneira desordenada e contínua. Tudo começa quando uma pessoa ou um grupo decide descriminar algo ou alguém, e aí todos os outros, ao verem os primeiros a ir para um lado, decidem remar também para esse mesmo lado.

Foi assim que morreram milhares de mártires e Jesus Cristo foi crucificado.
Foi assim que Hitler convenceu os alemães da perseguição ao povo judeu. Foi assim que na historia mais recente George W Bush convenceu uma nação inteira que o mal do mundo se encontrava no Iraque e no Afeganistão.
O BOM PASTOR
Jesus Cristo "o Bom Pastor", cuidava das ovelhas e as guardava do perigo, levava-as às pastagens e, deixando seguras todas as outras, saía a procurar da que se extraviara, cuidava-lhe as feridas daquela jornada solitária e a levava novamente ao convívio das demais.

Quando Jesus anunciou que daria seu Corpo em alimento, os judeus e muitos discípulos se afastaram. Então o Mestre Divino perguntou aos que ficaram se também eles não queriam ir embora. Pedro respondeu em nome de todos: “Senhor para onde iremos? Só tu tens palavra de vida eterna”.

São Pedro recomenda aos presbíteros: “Apascentai o rebanho de Deus que vos é confiado, cuidando dele, não contra a vontade, mas de bom grado como Deus quer tornando-vos modelo para o rebanho.

A nós, comunidade de fé e caridade, importa reconhecer neles a mesma voz do Pastor Eterno e retribuir com a mesma caridade e amor. Assim seguiremos o Bom Pastor, o Pão da Verdade e reconhecemos que Ele nos apascenta e nos guarda enquanto esperamos atingir os bens eternos na terra dos vivos.
Salmo 23
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.
Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, nada temerei, porque Vós estais comigo:
O Vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.
Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários;
Com óleo me perfumais a cabeça, e o meu cálice transborda.
A bondade e a graça hão-de acompanhar-me todos os dias da minha vida,
E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

Sem comentários: