A minha Lista de blogues

segunda-feira, outubro 18

Dia dos Médicos e de São lucas Evangelista

Deveríamos ser educados para termos como referencia e até mesmo como ídolos, não os actores de cinema ou jogadores de futebol mas sim as pessoas que trabalham na área da saúde, médicos e enfermeiros, que muitas vezes salvam as nossas vidas.

Também devemos lutar por melhores cuidados de saúde, para que todas as pessoas sejam atendidas atempadamente. Os que precisam dos SNS são as pessoas das classes menos favorecidas.
Simone de Oliveira disse na televisão, com a frontalidade que a caracteriza” se o meu nome não fosse Simone a esta hora já não estaria aqui a falar convosco.”Referindo-se á lista de espera de doenças oncológicas, que não deveria existir.

São Lucas, padroeiro dos médicos

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.

São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antióquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.

Sem comentários: