A minha Lista de blogues

sábado, setembro 24

Festa da Desfolhada

Desde a sua introdução nos hábitos alimentares dos portugueses, omilho foi durante muitos séculos um produto de primeira necessidadetendo sido criado em torno deste cereal uma gastronomia muito apreciada entre nós, em especial a broa e o bolo com sardinha ou carne.


Tradicionalmente o milho é considerado um cereal de pequena exploraçãoe a sementeira exige bastantes cuidados através de mondas, sachas eregas. O milho é cultivado em socalcos arejados, pequenas leiras quefacilita o regadio e aumentam a produtividade. Existia na nossa aldeiaum sistema de regadio, comunitário para o milho, com divisão de águasproveniente de poças ou rios, que todos os consortes tinham querespeitar


Os moinhos, eiras e espigueiros que foram contruidos paraconservação e armazenamento do milho tiveram grande influencia naarquitetura e nas paisagens caraterísticas do Minho. Durante vários séculos, o milho ocupava o primeiro lugar entre os cereais cultivadoso que melhorou significativamente o nível de vida económico e socialdos agricultores.

O pão é fundamental não só na alimentação, mas também como símbolo religioso. Juntamente com o vinho, o milho era amoeda de troca com que os caseiros pagavam o arrendamento dos camposao senhorio.Os trabalhos agrícolas em especial os das colheitas, desfolhadas e vindimas eram sempre muito festivos.

No Minho não se compreendia que se pudesse executar qualquer trabalhoagrícola sem ser acompanhado por cantos e danças.




Com o objetivo de seviver a tradição das colheitas em espirito festivo e comunitário, ajunta de freguesia de Fornelos organizou no sábado dia 24 umadesfolhada convívio tambem com o intuito de dar a conhecer aos maisnovos os lindos costumes do Minho, num regresso às vivencias dosnossos antepassados.

Sem comentários: