A minha Lista de blogues

segunda-feira, setembro 12

Sábado dia 10 de Setembro, durante o encontro anual de catequistas no Sameiro, o Senhor Arcebispo Primaz de Braga, na sua intervenção abordou o tema principal deste encontro. (Responsabilidade na Comunidade). D. Jorge Ortiga, lembrou, que muitas vezes abusamos da palavra comunidade.


”Penso que não nos podemos iludir nem enganar, nem sempre temos comunidade, é preciso construi-la. Assumida a responsabilidade, dai o vosso contributo, ponde os talentos ao serviço da comunidade, não ao jeito humano mas com amor autentico, para que a presença de Jesus Cristo seja verdadeira.
A Igreja alimenta-se da Palavra. Nestes três anos que dedicamos à Palavra do Senhor, deu ou não frutos? Se a Palavra existir e for o nosso centro, depois haverá comunidade.” D. Jorge salientou que em todas as paroquias existe a diferença na aceitação e em opinião, por isso ser fundamental existir os conselhos pastorais paroquiais, para em comunhão e em Espírito ver o que é melhor para a sua comunidade.

O exemplo dos discípulos de Emaus é modelo de Catequese. “Onde duas ou três pessoas estiverem reunidas em meu nome eu estarei no meio deles”. “Que o Espírito Santo vos ilumine a seres autenticas comunidades”.

Sem comentários: