A minha Lista de blogues

sexta-feira, setembro 30

São Jerónimo

S. Jerónimo, é conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos arqueólogos, arquivistas, estudiosos da Bíblia, bibliotecários, enciclopedistas, estudantes e tradutores.


É com inspiração nos seus escritos e vida ascética e contemplativa, inspirada pela Palavra de Deus, que surge a Ordem de São Jerónimo que fundará mosteiros e comunidades um pouco por toda a Europa, inclusive em Lisboa. O mosteiro dos Jerónimos é conhecido em todo o mundo, e foi mandado construir pelo rei D. Manuel I e entregue aos monges de S. Jerónimo, que lhe deram o nome, e o habitaram até 1834, data da expulsão das Ordens Religiosas do nosso País.

Oração a São Jerónimo - (30 de Setembro)

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerónimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerónimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerónimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerónimo, rogai por nós.

Sem comentários: