A minha Lista de blogues

sábado, outubro 1

Outubro Missionário

Que este Outubro missionário nos vincule verdadeiramente a Cristo, e, com Cristo, a todos os nossos irmãos que caminham sobre qualquer chão, debaixo de qualquer céu.
A evangelização é um processo complexo e compreende vários elementos. Entre eles está a atenção peculiar que a animação missionária sempre deu à solidariedade. Esta é tambem uma das finalidades do Dia Mundial Missionário que, através das Obras Missionárias Pontifícas, solicita a ajuda para o cumprimento das tarefas de evangelização nos territórios de missão. Trata-se de apoiar instituições necessárias para estabelecer e consolidar a Igreja mediante os catequistas, os seminarios e os sacerdotes; e tambem de oferecer a propria contribuição para o melhoramento das condições de vida das pessoas em países onde são mais graves os fenómenos de pobreza, subalimentação sobretudo infantil, enfermidades, carência de serviços médicos e para instrução. Não é aceitável, reiterava o Servo de Deus Paulo VI, que na evangelização se descuidem os temas relativos à promoção humana,à justiça, à libertação de todas as formas de opressão. Desinteressar-se dos problemas temporais da humanidade significa ignorar a doutrina do Evangelho sobre o amor ao próximo que sofre ou que se encontra em necessidade.

Padroeira das Missões
Santa Teresinha nasceu em França em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar.

Senhor, Vós dissestes: « Aquele que tiver sede venha a mim e beba». Dai-nos, Senhor , sede ardente do vosso amor.
Senhor, Vós dissestes:« O amor é forte como a morte». Concedei, Senhor, a vossa força aos que são perseguidos por causa da Fé.
Senhor, Vós dissestes: «Aquele que olhar para trás não é digno de mim». Enchei-nos Senhor, daquela fé que atravessa as trevas.
Senhor, Vós que dissestes:« O que fizeres a um dos Meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes». Fazei que vos reconheçamos e amemos em todos os nossos irmãos.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária.Teresa do Menino Jesus esteve mesmo disposta a ir para Hanoi, respondendo desta maneira a um convite que as Irmãs Carmelitas daquele convento tinham feito o Carmelo de Lisieux. Isto só nãose realizou devido à sua doença, mas mesmo assim, Teresa fez uma novena ao Venerável Teófanos Venard implorando a sua cura completa para ir até à China. Mas esta novena foi o ponto de partida de um período de maior gravidade. Santa Teresinha não chegou a ir a Hanoi, devido ao seu corpo enfermo, mas o seu espírito voava até lá.

Outubro Missionário 2011- OBRAS MISSIONÁRIAS PONTIFÍCAS-ITENERÁRIO DE VIDA E DE MISSÃO PARA AS COMUNIDADES CRSTÃS

Dia Internacional da Música

Bach, dizia que a função da música era elevar a alma para louvar Deus. O Deus que é e está em tudo, e cuja multipolaridade inspirava em Bach seus belos contrapontos.

Sem comentários: